segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Cicatrização do local Perfurado ou Tatuado / Fisiologia da Pele - Protocolos...




 *Interessante e pertinente aos práticantes de ambas atividades.*

Ola meus amigos, venho aqui abordar  este assunto de extrema importância á respeito do bem estar desse órgão tido, o maior do corpo humano, denominada Pele, também conhecida como (Cútis ou Tez). A mesma desempenha várias atividades, pois constitui, por um lado, a barreira protetora do organismo, impedindo á entrada de agentes nocivos para o seu interior e, por outro lado,  monitora a temperatura corporal e do meio interno. Registrando inúmeras sensações que nos permitem conhecer detalhes dos objetos e do que nos rodeia, ou seja, é a primeira coisa que os outras pessoas notam ao olharem para nós, o que justifica o fato de nos preocuparmos tanto com o aspecto dela.


Formada por várias camadas, a pele constitui uma membrana espessa e resistente mas flexível, composta pelas glândulas sudoríparas, glândulas sebáceas e pêlos. De facto, o profundo conhecimento da estrutura da pele e dos seus elementos é extremamente útil para se cuidar bem da mesma e também para melhor se compreender a natureza das suas várias doenças. Maiores informações clique aqui!

Cadastro de clientes na prática da Tatuagem e Body Piercing:
É fundamental nos dias de hoje que, antes do procedimento do Perfurador ou Tatuador. O Cliente preencha á punho o cadastro que estará questionando, além dos dados pessoais, os dados clinicos. O mesmo serve para os Técnicos em questão, identificar qualquer doença fisica ou psiquica do cliente. Além de ser uma autorização do cliente para entrarmos em contato com a área onde sera efetuado o procedimento. Eu particulamente o encaro como um contrato de prestação de serviço entre as partes envolvidas...Considerando que, o preconceito do portador e social também faz com que, algumas pessoas acabem omitindo tais informações no cadastro...
Se constar no cadastro doenças, como por exemplo:
Aids, Anemias, Diabetes, Dermatite de Contato, Herpes Genitais ou de Oroface,Hepatites Viróticas do A ao G, Hemofilia, entre outras...O coerente da parte do Perfurador Corporal seria, pedir o aval do Médico responsavél, documento timbrado com o CRM  e assinatura do Médico.
Existem algumas doenças Infecto Contagiosas que são silenciosas por não terem sintomas e podem ficar incubadas no organismo humano durante meses e anos. Portanto, devemos usar do conhecimento universal do controle de infecção em atividade de risco, para não sermos disseminadores ou adquirirmos tais doenças na prestação de serviço.


"O cadastro deve ser numerado e ficar no Estudio de Tatuagem e Body Piercing no minimo cinco anos".

Paramentação Obrigatória: Em São Paulo capitaL, graças á intervenção do Prefeito Kassab é obrigatório o uso de vestimentas adequadas para tais procedimentos, os quais, diminuem o risco da contaminação cruzada e disseminação de varios agentes infecciosos que podem ser adquiridos pelas exposição dos receptores faciais e contato direto com os mais variados locais do corpo sem o minimo cuidado tido como seguro e adequado.

Tal vestimenta é constituida de:
Óculos de Proteção, Mascara Descartavél,Luvas, Avental Feutro Manga Longa.

Leiam mais sobre - Aqui!

Preparo da pele:
É sabido que, o organismo humano tem varias formas de eliminar toxinas por meio de:
Difecação, Urina, Catarro e Suor...
Quando estas Toxinas são elimindas por via dos poros da pele, através do suor, existem algumas doenças que tem resistência ao ar, cristalizando-se sobre a mesma.
Considerando que, o alcool iodado pode causar reações em organismos alérgicos a composição, principalmente no ato de fazer á Antissepsia  da pele.


A sugestão do Perfurador para este procedimento antes da marcação ou decalque, seria á  Solução Degermante de Gluconato de Clorexidina 2%. Deve ser friccionada na pele com o auxilio de uma gaze. Fricção 3 minutos. Usada frequentemente pelos especialistas no pré - operatório.


Marcadores indicados pós o preparo da pele:

  

Tomem muito cuidado com o marcador que utilizam! Alguns são derivados de pigmento acrilico, podem colocar em risco á saúde do cliente. Produtos derivados de Violeta Genciana além de, serem átoxicos, são bem quisto e muito usados para tais finalidades na medicina.
A violeta genciana liquida é indicada para a marcação da lingua antes do procedimento para eliminar o riso de contaminação cruzada.

Pós perfuração cuidados:
Como alguns Perfuradores sabem! Não podemos pescrever nenhum tipo de medicamento, ou fazermos uso de anestésicos Injetavéis ou Tópicos. Pena prevista em lei!


Porém, em qualquer Farmácia encontramos vários produtos compostos de vitaminas e anti bactericidas que não necessitam do consentimento de um especialista, sendo eles, aconselháveis para a higienização diária.
Devemos ter  consciência que, os grandes laboratórios que desenvolvem produtos cicatrizantes para a pele ou áreas úmidas do corpo. Não fazem menções nas bulas dos seus respectivos produtos, indicando para á cicatrização de Piercings ou Tatuagens. Mediante á esta postura, devemos condicionar quem nos condiciona! Eu deixarei aqui para apreciação dos Profissionais e Clientes, algumas soluções com o Ph neutro que podem ser usadas sem restrição médica.

No caso da Micro Pigmentação Artística, popularmente denominada Tatuagem, procurem pomadas com vitaminas A e D, que tenham o registro no Ministério da Saúde.


Produtos como: Long Life, Amazon, são á base de vitaminas que ajudam na regeneração tecidual local no caso da tatuagem. Sem contar que, fazem menções especificas quanto ao uso dos seus produtos para a regeneração das Tatuagens.
Cada Tatuador tem o seu método de instruir o seu  cliente como deve limpar e fazer o uso de tais pomadas cicatrizantes entre outros cuidados tidos como seguros e adequados na fase cicatricial.





Perfuração Corporal - Body Piercing: Diversos sabonetes líquidos são encontrados nas grandes Farmácias e Drogarias, porém, nem todos são bem quisto para a regeneração das áreas faciais e tronco, pós aplicação do piercing. 

É importante enfatizar aqui que, cada organismo tem um tipo de Ph de pele diferente. Até o presente momento eu desconheço um produto melhor do que Soro Fisiologico 0,9% ou Solução de Salina  para limpeza diária das áreas perfuradas.Um organismo sadio tem como se auto reconstituir sozinho eu apenas sugiro  manter o local higienizado.


Importante: A limpeza sugerida pelo Perfurador em questão, não deve ser feita mais que 3 vezes ao dia, nas áreas: Orelha, Sobrancelha, Nariz, Queixo, Mamilo e Umbigo, dentre outras...

O local onde fora aplicado um piercing é tidos pelos especialistas, como ponto de infecção acumulador de Germes e Bactériasresponsáveis pela mais variadas reações , provenientes da  imaturidade daqueles que ficaram incumbidos de fazer a higienização adequada do local onde fora aplicado o Piercing.

Eu não menciono nenhum tipo de Spray Anti Séptico para a limpeza diária do local perfurado, por ter constatado ao longo desses anos prestando serviço nessa atividade, vários tipos de reações provenientes do Ph balanceado desse produtos. 
Na prática sem teorias:Um ponto de infecção onde foi aplicado um piercing tende á secretar,  na fase de cicatrização. A secreção do ponto em contato com o ar tende a cristalizar-se  sobre a pele.

Ao entramos em contato com este produto ao invés do mesmo, infiltrar no local perfurado, ele apenas umidifica á secreção e ao girarmos  á jóia para tais produtos infiltrarem, acabamos machucando a capsula de gordura que se forma ao redor da haste do piercing que esta no interno do corpo.

O melhor método de limpeza ainda é água corrente em abundância com sabonete líquidos anti séptico.
A versão em barra desse produto não é indicado por oferecer risco de desfragmentação no ato da limpeza.


No caso Oral: Toda vez que comer, beber ou fumar não usem, soluções anti sépticas bucais á base de ácool, evitem  á troca de: Fluidos corpóreos, frutas ácidas, alimentos condimentados, bebidas alcóolicas, no primeiro mês pós aplicação. 

A mastigação de alimentos sólidos deve ser evitados nos primeiros quatro dias e nos primeiros três dias de 6x6 horas,  o cliente pode deixar sobre a Língua uma pedra de gelo afim de, diminuir o inchaço e causar analgesia local.

"Se alimentar adequadamente, dormir bem, evitar o sedentarismo ainda são fatores positivos para a reconstituição celular".


Caso alguma reação aconteça na área perfurada, procurem imediatamente o responsável pela sua perfuração. " Não se auto mediquem, ou sigam orientações alheias, para não serem surpreendidos com reações adversas provenientes de menções precárias de amigos ou curiosos de plantão!

Somos responsáveis pelos nossos feitos, desde que, os nossos respectivos clientes sigam o que mencionamos. Qualquer reação que fuja do nosso conhecimento técnico, devemos registrar o ocorrido e indicar o cliente á um Médico Especializado.


Importante:
Todos os materiais usados em cada procedimento devem estar esterilizados em Autoclave. 
E  posterior á perfuração o que for passível de descarte deve ser feito sob a supervisão do cliente.


Graças ao Dermatologista e Cirurgião Plastico - Drº Claúdio Roncatti e a Dra Lusiane Camilo Borges -  Bio Médica entre outros parceiros de outras áreas da saúde. 



Alguns motivos para você adepto procurar serviço especializado!

A primeiro coisa que eu coloco uma pessoa á refletir:
Quanto vale á sua saúde?
E o seu bem estar?
O barato pode sair mais caro do que possa imaginar...

Sorte daquele que as vezes adquiri uma bactéria e através do tratamento  Médico, 
consegue solucionar o problema!
Eu deixarei aqui, algumas doenças que podem ser transmitidas nessa prática, se o
 Perfurador não tiver domínio do controle de infecção em atividade de risco.
Aids/Hiv, Difteria, Sarampo, Rubéola, Tuberculose, Catapora, Herpes, Hepatites Viróticas do A ao G,entre outras...
De valor a sua saúde! A vida é uma só...

  










Eu poderia colocar aqui o meu acervo de fotos que disponho 
provenientes das mais variadas reações produzidas pela precariedade técnica.

Eu não usarei o meu espaço para degradar a minha atividade, mesmo porque, a maioria das ocorrências catalogadas são de recintos despreparados para tais finalidades.


Ao invés de pensar no quanto ira gastar com um Técnico Apto! Pense no transtorno que terá se caso, for lesado pela imperícia dos curiosos que, cobram muito barato ao meu ver e dos demais que trabalham de acordo as normas vigentes Sanitárias.






Espero ter contribuído de alguma forma com as informações acima.

Uma ótima semana á todos 

ATT.
Ronaldo Sampaio 
Perfurador Corporal com 20 anos de Experiência!