quarta-feira, 19 de setembro de 2012

2º Brasilia Mix Tattoo Art 2012 - Nota sobre o evento.



 Por Ronaldo Sampaio/Piercer Snoopy.

Buenas ondas amigos! Aconteceu nos dias 14/15/16 de Setembro em Brasilia-D.F, um dos melhores encontros de Tatuadores e Piercers do Brasil.  O evento  contou com vários artistas desse segmento além da,  presença do Ministério da Saúde, Vigilância Sanitária e Receita Federal.

Fazia tempo que eu não me deparava com um evento tão completo, envolvendo Tatuadores, Piercers, Moda, Comportamento, Estética, Artistas Plásticos, Work Shops  Educativos, Carros Antigos, B.Boys, Grafiteiros, Dj´s, Batalha de Mc´s, Desfile, Skaters, Bikers e afins...Ufa! 


Aterrizei em solo brasiliense por volta das 14:00h e peguei um táxi no aeroporto e fui direto de encontro a Convenção localizada no Centro de Convenções - Ulisses Guimarães o qual, fui convidado pelos organizadores para  prestar serviço. Chegando lá, me deparei com um espaço lindo e bem estruturado para receber as milhares de pessoas que passaram por lá durante os três dias de evento e muita cultura diga-se de passagem.

Os portões foram abertos ao publico na sexta feira a partir das 14:00h sendo que muitos Tatuadores chegaram mais cedo e começaram a desenvolver os seus trabalhos afim de, ganhar tempo para coloca-los para concorrer nas categorias que seriam julgadas pelos jurados no Domingo.

Como de costume alguns Tatuadores estavam trabalhando sem mascaras e aventais, foi quando apareceu a imprensa que veio prestigiar o evento e na saída dos mesmos, os fiscais visualizaram alguns Tatuadores sem a Paramentação prestando serviço, foi quando a agente sanitária pediu educadamente ao Tatuador que colocasse a vestimenta obrigatória e para espanto de todos ali, o mesmo olhou para a Sanitarista e com ar de deboche voltou a sua atenção ao cliente que estava executando o trabalho. Resumindo uma falta de respeito enorme com a autoridade fiscal que de imediato pela postura equivocada desse estranho no ninho, interditou o evento e foi registrado o ocorrido em rede nacional pelas emissoras de televisão.  Maiores detalhes clique aqui!

Eu particularmente não entendo a cabeça de alguns atuantes dessa atividade, mesmo porque, durante anos lutamos pela nossa liberdade profissional, conseguimos resguardar ambas atividades que representamos junto aos órgãos vigentes de saúde, dentre outros setores que a cada dia estão buscando parcerias com ambas atividades. Com muito custo e graças aos profissionais competentes tiramos os estigmas negativos que pairam sobre esta atividade e atualmente vivenciamos a Pop Art. A prova do que me refiro, são milhares de adeptos e simpatizantes que circulam pelos corredores das grandes convenções espalhadas pelo Brasil e no mundo.

Sabemos da evolução viral e bacteriana que assolam o planeta e mesmo assim ainda temos que dividir espaço com pessoas que fazem um desserviço literalmente com esta postura equivocada que causa um retrocesso para todos que seguem as normas redigidas para o nosso setor, resumindo por causa de um e outro todos acabam pagando, a prova do que me refiro foi este lindo evento ter sido interditado no dia de sexta.

Graças a movimentação dos organizadores e de alguns envolvidos militantemente com estas atividades conseguimos um segundo encontro com os Sanitaristas no sábado e foram tomadas as providencias cabíveis em relação e após tal adequação conseguimos o direito de exercer tais praticas no evento, o que trouxe de imediato aos Profissionais uma alegria sem igual.  Mesmo porque, muitos como eu, vieram de outros estados e países co-irmãos prestigiar esta grande festa em prol da arte corporal.


Vejam este vídeo abaixo e tirem as suas conclusões, no meu ponto de vista estamos sofrendo adequações as quais, uma minoria ainda insiste em retroceder, mais acredito que seja uma questão de tempo para adequação totalitária desses que se intitulam profissionais e ainda tem a pachorra de afirmar que tais atividades não precisam desses cuidados sendo que, 90% das doenças passiveis desta, são silenciosas. 

Qualquer arte que expõe seus atuantes em risco eminente as doenças transmissíveis, devem seguir as praticas universal da Biossegurança e Controle de Infecção - Procurem recintos que sigam as exigências dos órgãos de saúde. Se o ambiente e o atuante que escolheu não seguem tais normas, procurem outro recinto adequado. Dessa forma conseguiremos num curto espaço de tempo adequar a todos.

Desde já quero parabenizar os organizadores do Brasilia Mix Tattoo Art pelo excelente evento e pela postura em relação e ao mesmo tempo, deixo aqui um alerta para os demais organizadores de eventos voltados a este segmento porque também estão sujeitos as tais punições se não acatarem os protocolos idealizados para ambas atividades. 

Maiores informações sobre o evento acesse a pagina no Facebook ou aguardem a cobertura completa no Portal Tattoo.

Com a aceitação social de ambas atividades no mundo, vieram as normas para assegurar a saúde tanto dos Profissionais, quanto dos Adeptos de ambas as artes milenares.
Permitam-se, Evoluam e Estudem!



Inscrições: Passo a Passo
1º: entre no site www.aids.gov.br/artehepatites
2º: preencha o formulário
3º: anexe seu desenho com o tema hepatites e suas formas de prevenção
pronto você já está concorrendo a até R$ 5.000,00 + 1 autoclave, além de TV´s LCD 32".


4 comentários:

  1. Muito bom , estamos junto , abração irmão

    ResponderExcluir
  2. com certeza foi muito bom deu uma 'abalada' heehhe mais foi um evento com grandes Profissionais abraço e saude, Budega.

    ResponderExcluir
  3. Brother Piercer Snoopy! Seu trabalho foi desenvolvido maravilhosamente bem! O seu conhecimento técnico e prático agrega valor ao profissional q vc é... Estou honrado por ter participado do seu workshop. A sua preocupação para com a biossegurança me fez abrir a cabeça e perceber o tamanho da responsabilidade que os profissionais deste ramo carregam em suas costas. É com muita satisfação q te agradeço pelo q me foi ensinado. Estou começando e vejo q essa estrada de aprendizagem não acaba. Um grande abraço irmão.

    ResponderExcluir
  4. Meus irmãos! Fico imensamente feliz em poder ser util a quem realmente leva a sério esta atividade...Abraço forte á todos!

    ResponderExcluir