terça-feira, 7 de agosto de 2012

Ministério da Saúde - Concurso para Tatuadores e Manicures.



O Ministério da Saúde para trazer a atenção dos Tatuadores e Manicures aos riscos eminentes que estão correndo em suas atividades, lançou este concurso com o intuito de conscientizar os prestadores de tais serviços em relação as doenças silenciosas passiveis dessas atividades que tem contato com fluidos biológicos.                                 


Durante anos a entidade a qual, eu fui Vice Presidente em conjunto com Médicos e Bio Médicos, traziamos tais informações aos nossos associados e tinhamos em nosso site mais de 25 mil visitas por mês as quais, em sua maioria eram a população adepta que tinha interesse em saber a onde fazer uma Tattoo ou uma aplicação de Body Piercing com segurança. Infelizmente a nossa entidade foi fechada por motivo de força maior e me foi doado uma importância para eu dar continuidade a este projeto. Tanto que em breve estaremos abrindo a A.T.P.B - Associação dos Tatuadores e Perfuradores do Brasil.




Temos um projeto de lei 2104/07 na Câmara dos Deputados que foi desarquivado em 2011. Quando este projeto for aprovado pelo Senado, teremos ferramentas para adequar todos os prestadores de tais serviços. O mesmo foi apensado entre o Conselho Federal de Medicina em Conjunto com a entidade desativada  SETAP-SP.

Conselho Federal de Medicina e SETAP-SP

Com a mutação viral e bacteriana o uso da paramentação diminui o risco da contaminação cruzada que pode ocorrer no ato da prestação de serviço.  



As biqueiras e agulhas estão sendo vendidas já soldadas e esterilizadas porque de 100% dos prestadores de serviço, apenas 30% sabem dos riscos que correm ao inalar acido e estanho na soldagem das agulhas, ou pior, uma pequena parcela sabem usar adequadamente uma Autoclave.


No século XXI  é importante que os Tatuadores e Piercers estejam em dia não só com a parte artistica, a cientifica também é muito importante para diminuir tais índices  de disseminação e aquisição de doenças entre os profissionais e a população.

Como funciona a autoclave?

Fisiologia da Pele: