quarta-feira, 14 de novembro de 2012

As Facetas da Modificação Corporal - Cuidados!



Esteja em paz Stalking Cat - Dennis Avner - Nasceu em 27 de Agosto de 1958 que de acordo com um amigo intimo  suicidou- se em 5 Novembro de 2012. Porém a sua causa morte ainda não foi confirmada  pelos peritos responsáveis.

Eu tive a satisfação de conhece-lo pessoalmente quando esteve no Brasil a convite de um programa de televisão na matéria externa feita com ele no centro de São Paulo perto do estúdio que eu trabalhei.. Realmente fiquei triste com a noticia reportada por alguns sites relacionados...




Mesmo porque aparentava ser uma pessoa muito satisfeita com as suas mudanças no corpo. Assim me parecia também Felipe Klein, o qual se jogou do 9ª andar de um edifício em Porto Alegre capital do Rio Grande do Sul. Um grande amigo que me fez repensar após a sua morte em uma série de coisas relacionadas a modificações extremas e as facetas que as cercam.

E assim também foi com Roberto Medeiros conhecido como (Lagartixxa) que após anos sem o ver, eu o encontrei na rua sem as maiorias das mods que ostentava com tanto orgulho durante anos. Em conversa com Roberto especulei sobre as sua decisão de fechar os lóbulos, remover os símbolos do BME que tinha nos dois lados do pescoço e ele mais que depressa me disse: Ronaldo esta foi uma fase da minha vida a qual eu estava em busca de uma identidade e encontrei na modificação uma válvula de escape a qual, conseguia ser visto e tinha fama pelas transformações que eu fiz no meu corpo. 

Porém ninguém sobrevive apenas de fama e com o tempo me deparei com uma série de coisas as quais me trouxeram novamente meus olhos para a realidade e o quão é difícil conseguir um emprego com tal aspecto. Ele ainda esta entre nós e muito bem.

Zygzag Aka Fishmouth tinha placas inseridas nas bochechas e em muitas outras partes do corpo.
As duas últimas fotos mostram Fishmouth depois de ter retirado as placas e tentado costurar o rosto. Tanto que ele pode ser visto no vídeo no you tube no evento woodstock 2012 o qual ele aparece tomando cerveja e um site como vcs verão abaixo afirma que ele esta cego e surdo.

Infelizmente as pessoas procuram na modificação exteriorizar o seu interior  (Assim eles afirmam!) tais buscas por mudanças também são vistas em varias academias de musculação, centros estéticos, clinicas especializadas em cirurgias plásticas, uma mama maior, um lábio mais cheio, um bumbum mais abundante, uma panturrilha mais torneada, um nariz simétrico, entre outras... Resumindo! O ser humano nunca esta contente com o quem tem, se é magro quer ser gordo e vice versa. 

A busca pela diferenciação é algo que nos persegue desda pré história, porém algumas mudanças extremas com o tempo pode nos levar a uma depressão profunda a qual ainda não fora diagnosticada e  muitos nem sabem que tem...Quem afirmar são estudiosos, temos vários exemplos de celebridades nesse sentido, imaginem uma pessoa com as condições minimas de sobrevivência ter que conviver com um procedimento o qual fez de maneira precoce e de forma imatura. A prova do que me refiro para quem quiser conferir transite pelo calcadão do largo do paissandu - centro de são paulo e converse  com alguns modificados que vivem ali vendendo os seus apetrechos e você ira entender a minha conclusão em relação.

Por isto a importância do profissional seja ele Médico, Esteticista, Tatuador, Piercer  mesmo o denominado Modificador, antes de dar a criatura o que ela deseja, conversar bastante e se possível tentar invadir a privacidade da pessoa para chegar a uma conclusão a qual limite ou estenda, o campo de atuação profissional de acordo com o depoimento colhido do interessado.

Esta mesma visão parte de pessoas vaidosas as quais optam as vezes sem poder em vestir-se com roupas caras, carros importados, baladas caras, lindas mulheres, e esquecem de realmente a importância de estar bem consigo mesmo interiormente de um modo pleno.

Não estou afirmando  pessoas modificadas  tenham tendencia suicida, a questão aqui esta além disso! Não enxergo a modificação como arte para começar, assim como não vejo um cirurgião plastico como artista ou escultor de corpos e sim um especialista capacitado e reconhecido . Talvez este termo tenha estimulado ainda mais pessoas sem o minimo de domínio técnico e consciência dos fatos  á se enveredar nesse universo um tanto ainda obscuro para uma maioria.

Para muitos de nós a vida é um espelho gigantesco o qual as vezes temos que nos basear pelos depoimentos e acontecimentos que nos cercam para evoluirmos como seres humanos.

Eu particularmente entendo que existem vários Colegas maduros nesse segmento e não venho através desse artigo difamar nenhum deles e sim coloca-los a pensar o tipo de pessoas que os procuram para tais intervenções.

A modificação no mundo é algo ainda novo se compararmos a pratica da Tatuagem e do Body Piercing... Muitas coisas estão por vir com certeza! O que devemos é ter consciência em relação e mantermos uma janela de comunicação para colocarmos a tona os riscos que envolvem tais modalidades e as legislações mundiais sobre estas manobras.

O curtir do Facebook entre outras redes sociais é uma faca de dois gumes, como uma vela apagada consegue ser acesa?

O ego de algumas pessoas é tamanho que, elas acabam se autoflagelando só para serem reconhecidas com tais e alguns Modificadores podemos chamar de Isqueiros, porque usam como suporte a insatisfação de alguns entusiastas como um trampolim para se auto afirmar Body Artist Extreme, não generalizo!

A questão que me trouxe a colocar o meu ponto de vista em relação, brota a partir do meu amadurecimento nesse universo cheio de formas e me leva para um horizonte mais solido a onde experiencias já não me seduz para coloca-las em pratica mediante os depoimentos e acontecimentos que me cercaram durante estes 15 anos ininterruptos prestando serviço nessa atividade. 


As minhas mais sinceras condolências as famílias que perderam seus entes e acredito que não irão contra a este artigo por ele estar salientando á esta nova geração as facetas que tais modalidades podem  albergar.



Pigmentação Ocular  Eyeball - Tattoo Risco permanente : Técnica a qual através de uma agulha com o bisel  (ponta arredondada) é inserido através de uma seringa de insulina na esclera parte branca dos olhos   pigmentos dispersos a fim de, mudar o aspecto da esclera com cores diferentes. Existem alguns brasileiros com os olhos pigmentados por modificadores que adentram em nosso pais e repassam os seus conhecimentos de modo desordenado tais manobras tidas como ilegais em vários países, as quais saem do acordo que temos com os órgãos vigentes de saúde.


De acordo com Médicos especialistas em Oftalmologia de vários países esta manobra de pigmentação ocular  pode ser arriscada pois como o pigmento não tem chance de encapsular entre a esclera ocular o pigmento pode tornar-se um meio de cultivo de varias tipos de fungos e bacteriais. É claro que o grupo que cultuam tais praticas, não iria deixar por menos,  um Spam conhecido como Goku Kakaroto  junto com  Jefferson Saiint, e  ( Gnomo,-- Veja aqui! ) Quando postei os riscos e falei sobre as legislação de alguns países que proíbe tais praticas, os mesmos vieram como uma flecha ao meu encontro dizendo que eu já havia feito varias intervenções desse tipo e não obtive exito, que eu era isto e aquilo... Agora deixo aqui uma pergunta aos que estão lendo este artigo: 

Se fosse algo seguro e legal em outros países vocês certamente não iriam me ver difundindo? Porque a maioria dos modificadores de renome não tem em seu corpo tais formas? Qual é o laudo de compatibilidade dessas peças de silicone usadas no implante?  Em qual ISO, ASTM, ou qualquer órgãos que ateste o uso desses materiais  no interno do corpo, estas peças usadas para o Implante 3D são complacentes? Qual a capacitação técnica desses Modificares? Se este material espalhar pela corrente sanguínea o que fazer? E se a pessoa for alérgica a  anestesia usadas nesses procedimentos o que fazer? Conduzi-la até um hospital e larga-la lá e sai correndo, como foi mencionado por um  Modificador de um pais co-irmão?


Faço -lhes saber que durante um tempo antes de eu ter contato com o SETAP-SP - Sindicato dos Estúdios de Tatuagem e Body Piercing do Estado de São Paulo. Eu mesmo estive inserido nesse universo baseado nas instruções que me fora dadas por vários Modificadores nacionais e internacionais. E após fazer parte dessa entidade de classe e diariamente ter contato com órgãos ligados a saúde publica ao nível de regulamentação que envolvem apenas a tatuagem e o Body Piercing fomos alertados por eles em relação e como não me dirigi ao órgão para desenhar perfil de nenhum deles, em casa olhando para os meus filhos pensei comigo: O que eu não quero para os meus filhos jamais devo fazer com os filhos dos outros. Nada que eu não tenha segurança plena em fazer eu produzo! Eu sou convicto que qualquer alteração irreversível no corpo deve ser feito por pessoas especializadas e licenciadas para tal feito. Ter fama não significa viver plenamente dela ou de bem com ela garotos, isto quem ira ensinar a vocês é o tempo, não eu!



 
Tenho por obrigação como um dos precursores da pratica do Body Piercing no Brasil, Trazer a tona estas novidades que nos cercam com o intuito de informar tanto os executantes, como os entusiastas, dos riscos assumidos. Mesmo porque o modo desenfreado que isto vem sendo difundido em solo brasileiro, os riscos de lesões permanentes aumentam quando pessoas inesclupulosas se pré dispõe em assumi-los por uma série de motivos, entre eles a vaidade. 


Conversando com outros especialistas da área de saúde fui alertado sobre tais manobras e ao mesmo tempo fiquei sabendo por eles que, em situações diferentes o mesmo problema eles tem com colegas das áreas que eles representam. Por isto a necessidade de se criar um conselho ético para a nossa atividade a qual, limite o campo de atuação desses que não dispõe de controle pleno do que produzem aleatoriamente em quem quer que seja. 

Fontes: - http://news.bme.com/2012/09/20/eyeball-tattoo-risk-permanent-black-eye/  - Oftalmologistas de Utah - trabalham para proibir a tatuagem no globo ocular: http://www.ksl.com/?nid=148&sid=5875230 - Os perigos da Tatuagem no globo ocular -http://positivelygood.net/2011/06/15/the-dangers-of-eyeball-tattooing/ - Body Modificação e os seus adeptos - Clique aqui!


Decididamente o ano de 2013 sera testemunha das reações adversas causadas por esta manobra de pigmentação ocular no mundo. Entendo que existem insumos apropriados e pessoas qualificadas  para fazer tal intervenção. Ao nivel de Brasil temos uma unica pessoa comercializando este procedimento. No video acima contém o depoimento do pioneiro Modificador brasileiro e o seu ponto de vista em relação a este executante. 


Atenção! A unica coisa que peço aos interessados é que, acompanhem todos os artigos relacionados a esta pratica antes de  decidir fazer tal alteração ocular. O senhor Shannon Larrat esta desmistificando a fundo este procedimento e as suas facetas - saibam mais no link abaixo:



Cordialmente.
15 anos ininterruptos voltados a pratica do Body Piercing.