quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Tatuadores e Perfuradores se reúnem na Assembleia Legislativa e no Ministério do Trabalho e Emprego (São Paulo)

Boas vibrações seguidores, como de costume estou usando esse canal para falar sobre o trabalho que estamos fazendo com relação a nossa liberdade profissional junto aos órgãos competentes e outros Amigos Tatuadores e Perfuradores do Estado de São Paulo, Santa Catarina, Brasilia, Goiânia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul.

Como eu presumo que saibam a semana passada eu fiz uma chamada avisando que teríamos a reunião com o Deputado Campos Machado ( Líder do partido PTB ), encontro organizado pelo Assessor Parlamentar o Srº Celso Silvino que foi muito atencioso com a nossa categoria, comigo e como havia prometido na ultima reunião que tivemos, nos colocou de frente com o Deputado.

Como sempre, eu fiz contato com muitos Tatuadores e Perfuradores, postei um vídeo na rede falando sobre a importância desse encontro para a nossa atividade e a primeira indagação que tive com relação ao senhor Deputado de alguns Tatuadores, foi referente a lei criada pelo referido que proíbe Tatuagens e Body Piercing em menores de 18 anos desde 1997 .

Um deputado assim como outros políticos trabalham para o povo e de acordo aos anseios da nossa sociedade, ele tem mecanismos para aprovar ou proibir, seja lá o que for junto com os seus colegas deputados e na época, não tivemos a oportunidade de interagir com esse lei antes de ser aprovada. Ninguém tem o poder de aprovar uma lei sozinho! E não estou sendo hipócrita com relação... Sei que existem brechas e até por falta de fiscalização, muitos menores acabam procurando recintos de origem duvidosas (clandestinos) para ter a sua primeira Tatuagem ou o seu Piercing e o risco de aquisição e disseminação de doenças é considerável nesse sentido. 

Falei sobre o meu ponto de vista com quem me indagou, alguns colegas acharam que estava até me candidatando a vereador ou coisa do gênero, o que deixo claro aqui: Não tenho pretensão alguma com relação a politica a não ser conseguir os meus meios de continuar exercendo de modo legal aquilo que pratico a 19 anos ininterruptos... #lifestyleadornments

As pessoas politizadas costumam se movimentar quando alguma coisa esta fora da ordem e não teremos exito nessa movimentação se o mesmo anseio partisse de uma unica pessoa e assim democraticamente exercemos nosso direito de cidadãos que somos. Donos de estúdios e pagadores dos nossos impostos.


Estive em Florianópolis no final de semana passado no Expo Tattoo Floripa que foi um sucesso de Publico... Desde já agradeço ao Civetta Tattoo e a Claudia Dalpiaz pela homenagem que recebi e principalmente pelo suporte que me foi oferecido durante a minha estada nessa cidade linda, vejam o link do evento aqui#gratidão 


Nesse mesmo evento fui me encontrar com outro grande Amigo ativista que esta na reta final com a abertura da Associação dos Tatuadores Piercers de Santa Catarina, Sandro Maga que na quinta feira 18/03 esteve reunido com uma comissão de Tatuadores no gabinete do Deputado Estadual, João Amim (Partido Progressista)  que de pronto recebeu esse nosso colega e juntos discutiram assuntos relacionados as nossas praticas e terminaram a reunião com ótimas noticias para os Profissionais desse segmento... #Aguardem


Chegando na segunda feira em casa e ciente que me encontraria com os integrantes da entidade que estamos erguendo aqui em São Paulo Capital, o Whatsap não parava de chamar com vários Amigos alguns se desculpando que não conseguiram remanejar as suas agendas em suas lojas mediante a troca de horário da reunião e outros dizendo que estavam prontos para nos encontrarmos na terça, e um em especial realmente engajado em fazer uma boa apresentação sobre a nossa categoria passou a noite escrevendo novamente o nosso estatuto e esta refazendo também o nosso código de ética. Rodrigo realmente é um irmão ativista e sempre esteve comigo desde a antiga entidade SETAP-SP. 

Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo reunião com o Líder do PTB - Deputado Campos Machado.


Terça feira 23/08 transito como sempre um holocausto em São Paulo, preso na avenida Rebouças, congestionamento da tarde, daquele jeito para quem sabe o que é viver nessa megalópolis paulistana. Um grupo de Profissionais dentro de um carro, rindo, revisando documentos e ao mesmo tempo imaginando o que encontraríamos pela frente com relação a reunião. 

Eu ligando para o Celso, avisando que poderíamos nos atrasar alguns minutos, até que o Wase resolve colaborar e nos coloca em uma rota perfeita e conseguimos chegar no horário combinado. Chegando lá esperava encontrar um grupo considerável de pessoas, quando na verdade havia apenas dois Amigos Luan Rodrigues e o Marcus Masaharu, o Luan veio me dizendo que dois outros Amigos foram se cadastrar para entrar na Assembleia, eu pensando comigo cade o povo que disse que viria? Sem problema! Voltei a minha atenção ao ocorrido e me deparo com a minha Amiga Ania Bianca subindo a rampa da Assembleia e fiquei muito feliz, porque além de ser uma representante feminina da nossa atividade, é uma das Profissionais mais antigas do nosso segmento,

o que me emocionou em ver o seu comprometimento com a nossa atividade. Devagar foram chegando outros colegas e quando chegamos no gabinete do deputados já estávamos em treze representantes, fato que me deixou super feliz e após nos cadastramos fomos recebidos pelo deputado e o resultado dessa reunião não poderia ter sido melhor na Assembleia Legislativa. 


Uma pessoa que não posso deixar de citar aqui é a Profª e Advogada Criminalista Elyana Martins que interagiu diretamente conosco tanto na assembleia sendo literalmente a nossa porta voz e depois das formalidades, me foi passado o direito da palavra a onde eu conseguir expor alguns pontos positivos com relação a nossa atividade, como por exemplo, regulamentação dos estúdios de Tatuagem e Body Piercing e insumos que utilizamos, salientei sobre a existência de Profissionais com carteira de trabalho registrada como Tatuadores e Perfuradores em São Paulo, foi quando o deputado fez uma ligação para o Ministério do Trabalho (sp) e agendou naquela mesma hora uma reunião com os representantes desse órgão, isso por volta das seis da tarde, surreal e ao mesmo tempo tudo estava ao nosso favor.

Gratidão aos envolvidos com essa movimentação em especial Celso Silvino - Assessor direto do Deputado Campos Machado e ao referido por ter nos recebido e resolvido de forma rápida o nosso problema, digo isso porque, se fossemos pelos tramites burocráticos levaríamos meses para conseguirmos acesso a diretoria desse ministério. 

   
Aproveitando a empolgação de todos os profissionais que ali estavam presentes, fomos em direção aos carros e encaramos felizes o transito novamente sentido o centro de São Paulo. Meio que desacreditando da eficacia daquilo que acabamos de conseguir. 


Chegando no Ministério do Trabalho, fomos recebidos por duas pessoas Aylza Gudin (Diretora Fiscal e o Dr Eduardo Anastasi ( Superintendente ) que nos instruíram como iremos formalizar isso tudo definitivamente, ao passo que podemos sim ter um Sindicato ao invés de uma Associação ou as duas entidades. 


Para que possamos fazer tudo isso se transformar em ação nacional precisamos apenas da regulamentação federal da nossa profissão. Que já foi apresentada em 2007 pela entidade SETAP- SP, apenas iremos fazer algumas adequações que achamos pertinentes e apresentar novamente o projeto de lei com a certeza de assegurar que os nossos direitos sejam resguardados. 


Com tudo que mencionei acima nada e nenhum outro órgão corporativo poderá nos afetar mesmo porque a nossa punção não é prognostica ou diagnóstica e teremos mecanismos jurídicos, legislativos e legais para assegurar os nossos direitos e deveres. Viram como facilitou! Enquanto alguns estavam em suas lojas, treze Profissionais estavam na rua resolvendo o que é de interesse coletivo dessa categoria que deveria se interessar mais com relação aos acontecimentos que nos cercam.


Acredito que somos adultos o suficiente para entendermos que, precisamos de uma entidade representativa funcional que esteja pronta a se mobilizar para atender e defender nossos interesses. Ficou nítido que se não tivemos uma organização seremos organizados por entidades e órgãos que nada sabem sobre as técnicas e tecnologias que usamos diariamente durante a nossa prestação de serviço em nossos estabelecimentos. 


Gostaria aqui de agradecer a presença de todos Tatuadores e Piercers Ania Bianca Gattoni -  Ronaldo Sampaio - Luan Rodrigues de Souza -  Rodrigo Pires Cardozo - Fred Carratú  - Marcelo Scream Troper Tatto - Cezar Mascarenhas - Social Club Tattoo Studio -  Klash Mogi Lobão -  Silas Santos - Soul Tattoo Café -  ICE Body Art -  Rodrigo Tattoo, Marcus Masaharu -  Wagner Vava e Ivanilson Primo -  Ciclop Tattoo - Celso Silvino Assessor Parlamentar - A nossa Amiga Advogada Criminalista e Prof Elyana Martins que nos direcionou com relação a toda essa movimentação. 

Um comentário: